jul 08 2025
O Ministério da Educação, através do Projecto de Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos (PAT II), realizou na manhã desta terça-feira, 08, em Luanda, um encontro de concertação para coordenar a implementação da segunda fase de expansão do Programa de Bolsas de Estudo.
A o encontro foi presidido pela Ministra da Educação, Luísa Maria Alves Grilo, e contou com a participação dos Directores dos Gabinetes/Secretarias Provinciais da Educação e Administradores Municipais da Educação, bem como dos Administradores dos 104 municípios das 21 províncias do país.
Durante a sua intervenção, a titular da pasta da Educação destacou o papel estratégico do programa no combate ao abandono escolar, promovendo a permanência dos alunos no sistema de ensino, com especial atenção às raparigas.
A segunda fase do Programa de Bolsas de Estudo prevê beneficiar alunos das 7.ª, 8.ª e 9.ª classes do ensino público e público-privado (comparticipado); e estudantes do 1.º e 2.º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas públicas.
Cada beneficiário receberá uma bolsa anual no valor de 35.000 Kz. Adicionalmente, alunas matriculadas pela primeira vez na 7.ª classe e aquelas que concluírem a 9.ª classe receberão um bónus no valor da bolsa. O programa inclui também incentivos financeiros destinados às famílias.
O PAT II contempla acções estruturantes no sector da educação, incluindo formação de professores e gestores escolares; reabilitação e construção de infraestruturas; produção de materiais didácticos e reforço do sistema de gestão da informação educacional.
Na sua fase inicial, o programa beneficiou cerca de 132 mil alunos em 19 municípios de 9 províncias. A segunda fase prevê a expansão para 104 municípios das 21 províncias, com a meta de alcançar mais de 440 mil novos estudantes.



Projecto desenvolvido pelo Ministério da Educação com o apoio financeiro do Banco Mundial que visa Capacitar os jovens angolanos, especialmente as raparigas, e melhorar a qualidade e a aprendizagem para todos.
Pode inserir as suas reclamações e sugestões directamente na caixa física localizada nas instalações do projeto.
Localização: Nas instalações do PAT
Linha de apoio dedicada para questões relacionadas com crianças.
Disponível 24h
Unidade de Implementação do Projeto - Contacto direto para questões do projeto.
Horário comercial
Preencha o formulário digital para registar as suas sugestões e reclamações online.
Disponível 24h por dia, 7 dias por semana