No âmbito da implementação do PAT II – Projecto de Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos -, o Ministério da Educação deu início nesta segunda-feira, 1 de Setembro, a um seminário estratégico de capacitação para técnicos que actuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em todo o país. O evento, que decorre até 5 de Setembro no Hotel Skyna em Luanda, visa capacitar os técnicos em matéria de gestão, ferramentas e metodologias necessárias para enfrentar os desafios actuais do sector de forma mais eficaz e estratégica, contribuindo para elevar os índices de alfabetização e criar novas oportunidades para milhares de jovens e adultos Angolanos.
A formação reúne 257 profissionais, incluindo Coordenadores, Supervisores e Facilitadores/Alfabetizadores, provenientes de todas as províncias do país, incluindo as recém-criadas províncias do Cuando, Moxico Leste e Icolo e Bengo.
O Director Nacional de Educação de Jovens e Adultos, Evaristo Pedro, deu as boas-vindas aos participantes do seminário, destacando a importância do evento para o sector do ensino, tendo pedido um forte sentido de responsabilidade e empenho aos quadros, sublinhando que a formação irá capacitá-los em aspectos metodológicos e introduzir ferramentas digitais, como o “Kobo Collet”, para a monitoria e recolha de evidências essenciais ao longo da implementação do PAT II.
A formação centra-se na modernização das práticas andragógicas e de gestão e abordará uma vasta gama de tópicos, desde a planificação de aulas, a dosificação de conteúdos até à aplicação de jogos pedagógicos e projectos práticos como o “Mundo do trabalho”.
A Coordenadora da EJA, Rosária Bonifácio, foi responsável por apresentar o primeiro módulo do programa aos supervisores, mobilizadores e formadores provinciais.
A capacitação é um passo estratégico para o Ministério da Educação, que procura padronizar e profissionalizar o programa da EJA a nível nacional. A iniciativa reflecte o compromisso do Governo angolano, no quadro da implementação do Projecto de Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos – PAT II, projecto implementado pelo Ministério da Educação com financiamento do Banco Mundial, desde 2022 que visa a melhoria da qualidade do ensino, a retenção de raparigas nas escolas, a redução do abandono escolar e a garantia de educação de segunda oportunidade para jovens e adultos, contribuindo para a construção de um futuro mais inclusivo e sustentável para o país.
Projecto desenvolvido pelo Ministério da Educação com o apoio financeiro do Banco Mundial que visa Capacitar os jovens angolanos, especialmente as raparigas, e melhorar a qualidade e a aprendizagem para todos.
Pode inserir as suas reclamações e sugestões directamente na caixa física localizada nas instalações do projeto.
Localização: Nas instalações do PAT
Linha de apoio dedicada para questões relacionadas com crianças.
Disponível 24h
Unidade de Implementação do Projeto - Contacto direto para questões do projeto.
Horário comercial
Preencha o formulário digital para registar as suas sugestões e reclamações online.
Disponível 24h por dia, 7 dias por semana