PAT II

MED e MINSA desparasitam mais de 3,2 milhões de crianças em todo o país

O Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Saúde, apresentou hoje, em Luanda, os resultados da 1.ª e 2.ª rondas da Campanha de Desparasitação Escolar realizada no âmbito da implementação da Subcomponente 1.1 — Saúde Escolar – do Projecto Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem Para Todos – PAT II. No último ano, mais de 3,2 milhões de crianças entre os 5 e 14 anos de 12 províncias do país foram desparasitadas no âmbito deste projecto intersectorial.
Luanda, 11 de Dezembro de 2025 – O evento de alta relevância estratégica partilhou os progressos significativos alcançados na melhoria da saúde e rendimento escolar das crianças angolanas. Desde Novembro de 2024, a Campanha de Desparasitação Nacional Escolar abrangeu 3.294.513 alunos entre os 5 e 14 anos com Albendazol e Praziquantel. O número de beneficiários mais que duplicou a meta inicial do projecto, que estimava abranger 1,2 milhões de crianças e jovens.
Na cerimónia, a chefe de departamento da saúde escolar Issel Isabel Epalanga, reiterou a importância desta iniciativa, no quadro da implementação do PAT II, que reconhece que “uma criança saudável aprende melhor, tem mais energia, maior concentração e melhor desempenho”.
A Campanha de Desparasitação é uma das acções da Subcomponente 1.1 — Saúde Escolar do PAT II. É uma estratégia comprovada para reduzir o absentismo escolar e aumentar o rendimento académico, sendo a saúde escolar um componente indissociável da qualidade da Educação e um dos eixos fundamentais do PAT II.
A realização desta campanha reforça o compromisso interministerial e a colaboração exemplar entre os Ministérios da Educação e da Saúde, essenciais para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 3 e 4).
A cerimónia culminou com a Declaração de Compromisso para a continuidade das acções de Saúde Escolar, contando com a participação da Directora Nacional de Saúde Pública, Helga Freitas, em representação da Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, bem como de representantes do Banco Mundial, da OMS e de especialistas em Saúde Escolar.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Partilhar artigo

Endereço

PAT II

Projecto desenvolvido pelo Ministério da Educação com o apoio financeiro do Banco Mundial que visa Capacitar os jovens angolanos, especialmente as raparigas, e melhorar a qualidade e a aprendizagem para todos.

© Copyright - Projecto de empoderamento das raparigas e aprendizagem para todos